Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Corrida do dinheiro

Poupar, ganhar e investir…nada é impossível

Poupar, ganhar e investir…nada é impossível

Corrida do dinheiro

08
Jan16

10 dicas para poupar no combustível e na carteira

admin

poupe-combustivel.jpg

 

Andar de automóvel nem sempre é uma necessidade, no entanto, da forma que a sociedade está organizada este é sem sombra de dúvida o meio de transporte preferido da maioria das pessoas.

 

Se fores um dos sortudos que tem capacidade para comprar e manter um automóvel, sabes que apesar do combustível estar tendencialmente a baixar, tem um peso considerável no orçamento familiar mensal.

 

Quanto mais poupar no combustível mais ganha.

 

Deixo-vos aqui 10 dicas para poupar no combustível :

1. Faça uma condução suave e dentro dos limites de velocidade. Travar e acelerar são acções que fazem com o consumo de combustível aumente. Sabia que as velocidades dentro das cidades têm vindo a diminuir para baixar o consumo e a quantidade de emissões poluentes?

 

2. Circule apenas com a carga necessária. Andar com carga a mais e desnecessária, aumenta o peso e consequentemente a carga exercida sobre o motor. Quanto mais força o motor tiver de exercer para movimentar o veículo, mais combustível consome.

 

3. Sempre que possível circule com os vidros e tejadilho fechados, principalmente a velocidades mais elevadas. Com este pequeno acto, poupa até 10% de combustível. Pode ser feita uma excepção no verão, em que para manter o interior do automóvel fresco deve iniciar a marcha com os vidros abertos e após alguns minutos fechar os vidros e ligar o ar condicionado. Isto faz com que o ar condicionado necessite de menos energia para arrefecer o carro.

 

4. Não salte as revisões e mantenha o veículo bem afinado com o nível adequado do óleo. Um veículo bem afinado tem menos desgaste e gasta menos combustível.

 

5. Conduza como um estratega. Tente antecipar as manobras que vai fazer e a dos outros condutores, isto irá diminuir as travagens e acelerações bruscas.

 

6. Desligue o motor se o carro estiver muito tempo parado. Os motores actuais são desenhados para ser mais eficientes enquanto estiverem a andar. Se o seu carro tiver função Start/Stop mantenha-a ativa.

 

7. Partilhe o seu carro. Esta é provavelmente das dicas mais eficazes no que diz respeito em poupar no combustível. Com uma simples organização vai fazer com que divida os custos em combustível ou poupe algumas vezes, não usando o seu carro. Esta partilha é tão importante seja a ir para o trabalho ou numa viajem de lazer.

 

8. Mantenha a pressão dos pneus segundo as indicações do fabricante e verifique com frequência se se encontram em bom estado. Esta dica irá fazer com que poupe até 4% de combustível. Um pneu em mau estado ou com baixa pressão aumenta o atrito que o pneu faz ao rolar na estrada.

 

9. Utilize o ar condicionado apenas se necessário e a temperaturas razoáveis. Estar constantemente a alterar a temperatura do veículo de muito frio para muito quente, pode aumentar o consumo de combustível em até 5%.

 

10. Sempre que puder vá a pé, de bicicleta ou use os transportes públicos. Esta é a melhor forma de poupar no combustível, na saúde, no ambiente e na carteira.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D