Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Corrida do dinheiro

Poupar, ganhar e investir…nada é impossível

Poupar, ganhar e investir…nada é impossível

Corrida do dinheiro

03
Jan16

Como poupar dinheiro ?

admin

poupar-dinheiro.jpg

 

Poupar dinheiro pode ter tanto de simples como de complicado. Se por um lado, poupar dinheiro é não gastar mais do que se ganha, por outro lado conseguir isto pode ser bastante complicado se não se for disciplinado.

 

É bastante preocupante a quantidade de pessoas que gasta mais do que ganha, mais preocupante ainda é elas próprias não saberem em como é que gastaram tanto dinheiro. Vem daí a importância de quando se quer poupar tem de se saber em que se gastou.

 

O primeiro passo para poupar é saber onde se gasta o dinheiro ganho, de modo a que a cortar nas despesas supérfluas. Para se ter a noção de como se gasta o dinheiro é necessário tomar nota dos gastos, ou seja, efetuar um registo sempre que se gaste um tostão.

 

Este tipo de registo é fácil, mas exige disciplina e trabalho. Pode ser feito sempre que se gaste o dinheiro, recorrendo a uma aplicação do seu smartphone, ou mais tarde em casa, recorrendo a uma planilha financeira construída em excel ou outro software, usando um programa informático construído para o efeito, ou simplesmente registando numa folha de papel.

 

Preferencialmente este tipo de registo deve ser feito semanalmente de forma a não exigir muito trabalho, no entanto há quem prefira desenvolver este trabalho no final de cada mês. Isto é um trabalho que tem de ser feito, pois como já foi dito, poupar dinheiro dá trabalho.

 

existem outras formas criativas de poupar dinheiro, como guardar num mealheiro todos os trocos no final do dia, poupar regularmente uma quantia que pode ser um euro por dia, ou simplesmente transferir automaticamente para sua conta poupança sempre que se recebe um ordenado.

 

Outra forma de poupar é comprar apenas quando se tem dinheiro e evitar o crédito a todo o custo, pois o crédito apesar de ser muito atraente, compromete as suas poupanças futuras, uma vez que a instituição que empresta o dinheiro contra sempre uma percentagem de juros.

 

Sempre que possível pense antes de comprar e faça sempre estas 4 perguntas:

  • Será que preciso deste produto?
  • Existe alternativa?
  • Tenho dinheiro?
  • Será que preciso mesmo deste produto?

A ultima pergunta é repetida propositadamente para lhe obrigar a refletir se a aquisição do produto é mesmo uma necessidade.

 

Poupar dinheiro é definitivamente o caminho a seguir sempre que se deseje mudar a vida financeira. Não se esqueça que aqui a ideia principal é gastar menos do que se ganha, para mais tarde poder investir e com o prémio do investimento gastar em si.

 

Apesar do sacrifício de poupar dinheiro estar presente, deverá sempre ser diferente de ser avarento, pois a vida deve ser vivida em pleno.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D